terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Organização Retórica e os Propósitos comunicativos do e-mail

A organização retórica de um e-mail tem por finalidade essencial convencer, ou até mesmo persuadir o público-alvo. Segue exemplo de e-mail solicitando ajuda acadêmica:

Olá,
Estou precisando com alguma urgência da indicação de bibliografia a respeito do ensino de Português como 2ª língua. Livros, artigos, qualquer coisa me interessa.
Desde já muito obrigada.


Carla Santos

No estudo da organização retórica do gênero em exame, são identificados 4 “elementos” principais (obrigatórios e convencionais), com base no percentual de ocorrência de cada um deles e a ordem na qual eles ocorrem: saudações de abertura, o pedido, expressão de agradecimento e formas de saudação de fechamento.

Todos os gêneros de texto têm um propósito comunicativo, já que este é o definidor do gênero, independentemente da forma que dado gênero venha a ter, cabe ao propósito comunicativo a tarefa de organizar as ações que são feitas com os gêneros dentro das comunidades discursivas, ou seja, é o determinante das atividades a serem cumpridas com os gêneros.

É o propósito comunicativo que conduz as atividades lingüísticas da comunidade discursiva; ele serve de critério prototípico para a identidade do gênero e opera como determinante primário da tarefa. Os e-mails são, verdadeiramente, mensagens assíncronas digitalmente escritas, impregnadas de traços característicos da comunicação escrita, como, por exemplo, a possibilidade de reedição do discurso durante a produção, já que as tomadas de decisão não são feitas on-line ou instantaneamente como em uma conversa síncrona convencional. A assinatura do emissor nos e-mails é outra propriedade do discurso escrito transportado para mensagens digitais.

Assim, o e-mail acima tem como propósito comunicativo o de pedir ajuda: informação ou material. Logo, adotando-se o critério de identificação e classificação dos gêneros como ações sociais e, sobretudo, de acordo com seu propósito comunicativo, um e-mail solicitando ajuda constitui um gênero por possuir algumas características consideradas importantes: tem um nome reconhecido dentro das importantes comunidades discursivas relevantes, os membros daquelas comunidades o reconhecem como um ato comunicativo identificável, os membros compartilham da compreensão sobre seu propósito público e respondem a esse propósito com uma limitada série de comportamentos. Logo, seu propósito pode ser compreendido por essa comunidade e pode gerar respostas.


Referências Bibliográficas:

FOLHA ON LINE. E-mail comemora 30 anos de idade; conheça sua história. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u8122.shtml. Acesso em 13/02/2010.

CVL Comunidade Virtual da Linguagem. Lista de Discussão. Disponível em http://groups.yahoo.com/group/CVL . Acesso em 13/02/2010

PAIVA, Vera L. M. O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A. C. (orgs.). Hipertextos e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. Acesso em 15/02/2010.


Zanotto, Normélio. E-mail e carta comercial – estudo contrastivo de gênero textual. Caxias do Sul. Ednes 2005.

BAKHTIN, M. (1979) Os Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação ver-bal. Tradução de Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 277-326.


FERREIRA BRITO, L; MACEDO, A. Características dos pedidos em português. Anais do Encontro Nacional de Lingüística. Rio de Janeiro: PUC, 1985.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. A postagem está a contento. Esta, sim, cumpriu o que foi solicitado. Atendeu ao propósito.

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