quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

E-mail e as Leis de Grice

Os discursos são categorias que pressupõem a existência de algumas leis para sua efetivação permitindo a interpretação dos enunciados pelos quais se concretiza. Tais leis devem ser respeitadas pelos interlocutores quando participam de um ato de comunicação verbal.
A construção de uma interpretação sobre um determinado enunciado só é possível a partir do respeito às “regras do jogo” estabelecidas para determinado ato enunciativo. As leis do discurso também permitem o reconhecimento dos sujeitos envolvidos na comunicação, conferindo-lhes o lugar de onde se posicionam no quadro de dado ato comunicativo. Essas leis estão sob o princípio de cooperação que permite a cada sujeito reconhecer seus direitos e seus deveres no ato de comunicação.
O email como gênero de texto apresenta características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Um gênero eletrônico escrito, com características típicas de memorando, bilhete, carta, conversa face a face e telefônica, cuja representação adquire ora a forma de monólogo ora de diálogo e que se distingue de outros tipos de mensagens devido a características bastante peculiares de seu meio de transmissão, em especial a velocidade e a assincronia na comunicação entre usuários de computadores.


É possível observar características no e-mail que o levam a ser considerado como um gênero textual discursivo e que se adequa as Lei de Grice como será apresentado abaixo:

Lei da Pertinência


Toda enunciação reclama sua pertinência, o que obriga o destinatário a checar essa pertinência. Para essa lei o assunto que está sendo tratado deve condizer totalmente com a realidade. O gênero textual e-mail se adequa a essa lei, pois em sua estrutura tem-se a inclusão do assunto permitindo ao destinatário a prioridade de leitura ou até o descarte do texto.


Lei da Sinceridade


Essa lei diz que o conteúdo analisado deve ser sincero no sentido de palpável, coerente com o que a mensagem do gênero textual está querendo passar, ou seja, a mensagem passada através do e-mail deve ter como prioridade está passando uma informação real e precisa.

Lei da Informatividade


Essa lei diz que o receptor da mensagem deve receber informações novas dos enunciadores do discurso. Através do e-mail, recebemos mensagens sobre campanhas publicitárias, assuntos de trabalho, trabalhos de faculdade, horóscopos, anúncios de produtos e etc.



Lei da Exaustividade


Implica que um enunciado deve dar a informação máxima, levando em conta a situação. Essa lei diz que a informação por mais sucinta que seja, deve ser clara e levar o número máximo de informações para o entendimento do receptor. É possível observar esta lei no e-mail, pois o mesmo tem por características ser claro, breve e objetivo.



Um comentário:

  1. Aqui era para analisar o texto que vocês selecionaram, informando se ele diverge em algum momento das Leis. Falei sobre isso diversas vezes em sala de aula. O que vocês postaram é o que Zanotto fez, porém além disso o autor MOSTRA através de um esquema. Cheguei a mencionar que poderiam fazer o mesmo.

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